Levitron Caseiro - Homemade Levitron

Channel: Douglas D. Souza

261,908

TIP: Right-click and select "Save link as.." to download video

Initializing link download... Initializing link download.....

Após mais de 5.000 tentativas consegui colocar o pião para levitar... ufa!

O campo magnético do imã de base forma uma "cuia" há cerca de ~7cm da superfície do imã. Abaixo dessa região o imã do pião é atraído, acima é repelido. Indo para os lados ele é repelido com maior força para cima, implicando em um "poço de potencial" onde o pião pode ficar em equilíbrio estável.

É preciso ter um imã bem largo na base, ele precisa ser pelo menos 7 vezes mais largo que o imã do pião. Quanto maior a proporção, maior a estabilidade!

É preciso tomar cuidado ao comprar imãs pois qualquer assimetria na magnetização causa um buraco na parede do poço e faz o pião escapar pela lateral. Para compensar isso eu usei papéis para inclinar o imã de base. Acredito que os melhores imãs sejam os de caixa de som mesmo!

A maior dificuldade é o equilíbrio entre o peso do pião e a repulsão magnética. A massa do pião pode ter uma diferença de no máximo ~3% da massa ideal. Se for pesado de mais não levita, se for muito leve ele escapa do centro e cai. Nesta última versão de pião eu usei Durepoxi, esperei secar e fui aos poucos retirando massa até estabilizar.
Quanto maior a massa do pião mais tempo ele pode ficar levitando pois o arraste do ar torna-se desprezível. Porém, quanto maior a massa do pião maior e mais forte deve ser o imã de base!
Testei ao todo 5 piões e 3 imãs de base. Não é possível ver no vídeo mas há outro imã por baixo da mesa para aumentar o fluxo magnético que eu precisava.

É muito legal ver o imã levitando na sua frente, recomendo que tente fazer o seu!
Se for tentar, curta esse vídeo, tenha muita paciência e boa sorte!